Pular para o conteúdo principal

Cellophane House™: envoltória inteligente 3



No desenho desta SmartWrap™ já desde o pique foi feita esta inteligente pergunta: como nós podemos -usando as tecnologias emergentes- criar uma envoltória para o prédio do futuro, que integre as diversas funções do muro convencional num filme transparente, fino e plástico ? Num muro convencional temos a funções de vedação, isolamento térmico, barreira de vapor, barreira impermeável, função portante ou não portante. Esta SmartWrap™ nasceu com o desejo de recriar a envoltória tradicional de tijolo e argamassa, com uma sofisticada pele atuante como um filtro, permitindo seletivamente passar a luz do dia, o ar quente ou frio dependendo da época; e rejeitando os raios UV. Trata-se duma pele inteligente de massa customizável, capaz de gerar energia, leve, sustentável; que integra as segregadas funções do muro tradicional numa pele multicapas de poucos milímetros de espessura, a qual pode ser colocada como agasalho do prédio na estrutura deste. O desafio requereu combinar as tecnologias de diversas industrias, para que a SmartWrap™ conseguisse desempenhar as funções de refúgio, controle de clima, iluminação, informação, força. Foi um demorado processo de desenho a base de ensaio e erro; o primeiro protótipo foi desvendado no 2003 no Cooper-Hewitt National Design Museum. Mas no 2008 o conceito original foi redefinido para o lançamento da Cellophane House™  no The Museum of Modern Art de Nova York; nele a montagem do muro é composta de quatro finas camadas que funcionam tensionadas numa estrutura de alumínio extrudido. E como são estas camadas ? Só vão saber no próximo capitulo...

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paris, reciclando uma estação de trem

Atenção aos que tem planos de viajar a Paris, que tal visitar La REcyclerie? Um inusitado lugar onde é possível comer ou tomar uma bebida no café-cantina, visitar e cuidar da granja urbana, e dar uma vasculhada na oficina de consertos; de fato o local atua como uma verdadeira praça de convívio, algo muito bom para lutar contra a violência urbana atual. Mas como assim? La REcyclerie é um lugar ma-ra-vi-lho-so funcionando nas instalações duma antiga estação de trem desativada em Paris; abriga duas empresas, uma de catering para administrar o bar-cantina e  uma associação de animação para gerenciar as atividades pedagógicas e culturais (Les Amis Recycleurs). Estas duas entidades permitem que os empregados sejam contratados, através de um acordo coletivo que corresponda às suas respectivas necessidades. A associação Os Amigos Recicladores é responsável pela animação e programação da oficina e da granja urbana. O objetivo do projeto é promover o “uso” ao invés da “propriedade” das coisas, …

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Charges do Consumismo (2)

Além do consumismo próprio feminino e masculino -até os homens hão caído nessa- temos o consumismo das crianças e adolescentes...pago com o dinheiro dos pais. O pai da imagem diz “I paid”, eu paguei !  Os vilões desta história são os cartões de crédito que facilitam consumir primeiro e pagar depois...
A imagem mostra o estilo de vida adolescente:  “Jovens de entre 8 e 18 anos de idade nos EUA, gastam um quarto do seu tempo de mídia usando diversos meios de comunicação.  O  24% dos jovens de 12 até 18 anos na maioria das vezes usam outra mídia enquanto assistem TV”.  Isto último também o fazem os adultos !  Mas a boa notícia é que as mídias podem ser usadas também para semear a cultura do desapego, do Consumo Colaborativo. Depende de nós...é só atitude. 
Ps. não sou um dinossauro...rss  Uso o correio eletrônico, o celular e o desenho por computador; principalmente como maravilhosas ferramentas de otimização do trabalho...e também de comunicação.