Pular para o conteúdo principal

Cellophane House™: envoltória inteligente 3



No desenho desta SmartWrap™ já desde o pique foi feita esta inteligente pergunta: como nós podemos -usando as tecnologias emergentes- criar uma envoltória para o prédio do futuro, que integre as diversas funções do muro convencional num filme transparente, fino e plástico ? Num muro convencional temos a funções de vedação, isolamento térmico, barreira de vapor, barreira impermeável, função portante ou não portante. Esta SmartWrap™ nasceu com o desejo de recriar a envoltória tradicional de tijolo e argamassa, com uma sofisticada pele atuante como um filtro, permitindo seletivamente passar a luz do dia, o ar quente ou frio dependendo da época; e rejeitando os raios UV. Trata-se duma pele inteligente de massa customizável, capaz de gerar energia, leve, sustentável; que integra as segregadas funções do muro tradicional numa pele multicapas de poucos milímetros de espessura, a qual pode ser colocada como agasalho do prédio na estrutura deste. O desafio requereu combinar as tecnologias de diversas industrias, para que a SmartWrap™ conseguisse desempenhar as funções de refúgio, controle de clima, iluminação, informação, força. Foi um demorado processo de desenho a base de ensaio e erro; o primeiro protótipo foi desvendado no 2003 no Cooper-Hewitt National Design Museum. Mas no 2008 o conceito original foi redefinido para o lançamento da Cellophane House™  no The Museum of Modern Art de Nova York; nele a montagem do muro é composta de quatro finas camadas que funcionam tensionadas numa estrutura de alumínio extrudido. E como são estas camadas ? Só vão saber no próximo capitulo...

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.