Pular para o conteúdo principal

Casas com pneus, terra e vidro 3




Enquanto aos materiais de construção, estas casas autossuficientes empregam materiais naturais como a terra, e também aproximadamente um 45% de materiais reutilizados como plástico PET, garrafas de vidro, latinhas, madeira recuperada, gesso natural e pedra, peças de metal recuperadas de...máquinas de lavar e geladeiras, e claro o material favorito do arquiteto, os pneus.  Por isso podemos dizer que o Michael é um outsider da arquitetura, suas Earthships estão longe da construção industrializada e das casas com importantes consumos de energia. Lembremos que os Estados Unidos é um dos países com maior consumo de energia per capita, junto com Japão e a Europa. Estas casas são desenhadas para manter constante a temperatura em quase qualquer clima, pois seu sistema de aquecimento natural com esses muros de pneus armazena o calor para os dias frios. Vejam o que acontece nesta imagem com a neve; ali também aparecem os painéis fotovoltaicos. O fato curioso é como estes painéis trabalham melhor com a menor temperatura, neste caso com neve; isso já foi testado na Itália. Conforme o site do arquiteto: “A Earthships pode ser construída em qualquer parte do mundo, em qualquer clima e ainda fornece o que você precisa para sobreviver”. O arquiteto também trabalhou na aplicação das suas idéias nas instalações para desabrigados em Taos no estado de New Mexico, e também em Los Angeles, na Califórnia. Na imagem vemos o nosso guerreiro parado num andaime de canteiro de obra, e não outra batendo num pneu, dá para ver que não é um arquiteto só “de escritório”.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.