Pular para o conteúdo principal

Restaurante no Deserto de Arizona 2



Mas esse amor pelo deserto está presente no belo projeto arquitetônico do escritório Line & Space, atuantes dede 1978 com sustentabilidade. Parabéns ! No projeto se hão estudado os materiais apropriados, e o fundamental para qualquer projeto sustentável: o clima do deserto, o que inclui a insolação, o regime de chuva, e os ventos prevalentes. E também a natureza da mesma terra, e as necessidades funcionais do prédio; todos estes elementos são determinantes na disposição dos diversos cômodos na planta baixa. Os arquitetos trabalharam seu desenho com dois elementos, a luz do deserto e o espaço; como vemos na entrada ao museu, onde esta pérgola lilás é uma transição da luz ofuscante até as áreas sombreadas do interior, todo com o marco da paisagem circundante.  O respeito pelo meio ambiente é refletido também nos cuidados com a água, pois o prédio coleta e reusa as águas cinza e as pluviais. Este é um prédio que se conecta com o terreno através dos poderosos muros de pedra, e que ainda tem uma conexão virtual com o céu. A arquitetura ajuda a comunicar esta mensagem, de glorificação do deserto e de responsabilidade frente ao meio ambiente através dos materiais utilizados –naturais e recicléveis- como a rocha, a areia e a madeira do local como Saguaros, Ironwood, Mesquite, e Palo Verde.

E agora aproveitando que estamos no deserto, que tal fazer uma visita ao Frank Lloyd Wright em Taliesin West ?
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.