Pular para o conteúdo principal

Residência em Santa Monica, CA 1



Com muito prazer mesmo estou escrevendo isto, esta casa é o sono do arquiteto sustentável ! Mas como assim ? Acontece que esta luminosa residência Beitcher, em Santa Monica, Califórnia, é um projeto do escritório W3 Architcts para um encargo de uma família extremamente eco-consciente. Podemos dizer que a bela casa é uma vitrine das caracteristicas sustentáveis que nós almejamos encontrar numa eco-moradia; basicamente há três estratégias como o desenho solar passivo; tecnologias de ponta solar térmica e fotovoltaica; e ainda um grande leque de eco-materiais.

O desenho solar passivo começa já de pique com a correta orientação dos cômodos, conforme a insolação no inverno e no verão. Como vemos nas imagens trata-se dum sobrado voltado a um espaço interior ensolarado, no térreo temos uma aconchegante área social -para levar uma vida sem frescuras- com uma grande sala, a cozinha, e até um quarto para costurar e uma despensa, todo conectado a uma varanda ao ar livre. Maravilha ! No andar superior temos a suíte do casal, dois dormitórios, os banheiros; e um quarto com esteras para os amiguinhos dos filhos do casal ou até para ser usado como home office.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.