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Redescobrindo São Paulo 2



No 2009 a cidade adotou a Agenda 2012 que estabeleceu uma série de 223 objetivos; como a construção de 3 parques à beira do Rio Tietê (na imagem), e também semear 800.000 árvores. Ótimo ! A cidade está num processo de melhora da habitação, instalando infra-estrutura básica e criando programas de reciclagem de resíduos em duas grandes favelas como Heliópolis e Paraísopolis.


No item “Transporte” do nosso Índice, São Paulo está colocado acima da média, o qual é extraordinário pois ela é conhecida pelo seus problemas endêmicos com o tráfego. A cidade tem uma das maiores frotas de veículos e motos; mas está tentando limitar os efeitos da cultura do carro, com políticas integrais para a redução dos engarrafamentos no trânsito. Na hora do pique, grandes setores do Centro estão fechados para o 20% dos carros conforme sua placa. E ainda nessa hora, há proibição de circulação de veículos pesados em diversas avenidas. O metrô é moderno e relativamente eficiente, com cobertura de 4 linhas principais e 69 km. Ao invés do ônibus, que é a forma mais comum de transporte, com extensa rede de linhas e serviço a todas as áreas da cidade. Em São Paulo foi implantada a inspeção veicular obrigatória, para ajudar a diminuir a poluição e os gases efeito estufa. A cidade está apoiando o uso da bicicleta, no ano 2010 havia 200.000 ciclistas, e foram construídos 20 km de ciclovias. Também foram instalados bicletários em dezenas de estações de trem e metrô, para integrar o uso da bicicleta ao transporte público, eles são complementares. E ainda temos o Bike Sampa. É um projeto da Prefeitura de São Paulo em parceria com o banco Itaú e as empresas Serttel/Samba. As Bicicletas do Bike Sampa estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, é uma solução de transporte de pequeno percurso, para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.


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