Pular para o conteúdo principal

Edifício Cidade Nova no Rio de Janeiro 1




O Arq. Ruy Rezende criador desta beleza, pode-se gabar que seu prédio foi o primeiro na cidade maravilhosa em obter a certificação LEED Liderança em Energia e Desenho Ambiental. Mas como o conseguiu ? Lembremos que o selo governamental Procel Edifica pontua os três predadores da energia dum prédio: a envoltória exterior, o ar-condicionado, a iluminação artificial. Pois o prédio Cidade Nova -ano 2008- desde o pique do seu desenho, procurou atender estes três quesitos usando o sistema de fachada ventilada, chamado também dupla pele.  A fachada ventilada é formada por duas peles de vidro, entre elas temos uma câmara de ar, então este ar vai-se esquentando, sobe e se dissipa ao exterior como vemos na imagem. Tal e como acontece na chaminé da lareira da sua casa. Conforme o Ruy Rezende: “dos quatro joules que entram pelo primeiro vidro, dois são devolvidos à atmosfera, dois passam para o segundo espaço (a câmara) e, desses, somente um passa para o ambiente interno”. Ótimo ! O sistema dupla pele atua reduzindo muito a quantidade de calor que entra no prédio, agora é de só o 25% de a luz solar incidente; e maximiza o uso da iluminação natural. E óbvio quanto menos iluminação artificial nós usamos, também reduzimos a carga do ar condicionado. Ainda de brinde acrescentamos o conforto acústico com esta câmara de ar. Mas será que são vidros especiais ?

Ps: o joule (júlio em francês) é uma unidade de energia; como é muito pequena usamos o kJ que são 1.000 joules. Assim 01 kJ sao 0.2777 vátios por hora Wh.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.