Passa ai contenuti principali

Viajando à cidade de Masdar 3




A construção da cidade de Masdar é feita em sete etapas, primeiramente uma grande planta de geração de energia fotovoltaica: será o coração de Masdar City e a sede central da Abu Dhabi Future Energy Company, na imagem acima.  Então este Masdar Headquarters vai-ter 126.000 m², seu consumo energético por m² será o mais baixo do seu tipo. A climatização é feita com energia solar, e também com estas torres de vento, chamadas de “cone wind”. Este grande prédio vai contar também com residências privativas e uma área para negócios emergentes.

Logo vai começar o desenvolvimento da cidade prevendo-se um crescimento sob controle, e evitando a baixa densidade de população por óbvios motivos. Mas quais são esses motivos ?  Pois acontece que estamos numa região de clima rigoroso e grande amplitude térmica, no meio do deserto, onde podemos ter temperaturas de até 50 Cº no dia e graus negativos à noite, galera ! Então com baixa densidade de população é impossível fornecer conforto térmico, e também serviços para todo o mundo. Em regiões de clima tropical seco, as construções têm grossos muros exteriores que atuam como isolante térmico, pois são armazenadores do calor de dia...e a noite vão liberando esse calor para providenciar calefação na fria noite...isso é a velha sabedoria construtiva em ação. E também nessas cidades do deserto, as ruas entre quarteirões são estreitas para proteger do sol. Na imagem vemos a cidade de Shibam no Iêmen, com suas tradicionais construções e estreitas e sombreadas ruas. O maravilhoso é como a construção de Masdar resgata esta sabedoria construtiva e a mistura com a tecnologia de ponta.

Commenti

Post popolari in questo blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

MURO TROMBE 3

Basicamente o muro Trombe é um sistema composto por um muro exterior, uma câmara de ar e logo um vidro; atuando de fato como uma fachada ventilada. O grosso muro exterior, é construído com materiais que podem acumular calor pelo efeito de massa térmica como concreto, alvenaria, pedra, água. O muro está pintado de preto e orientado ao Norte, com aberturas na parte inferior e superior as quais podemos abrir e fechar a vontade.

Temos que salientar que o muro deve ser orientado ao Sul se a casa está no hemisfério Norte.

Charges do Consumismo (2)

Além do consumismo próprio feminino e masculino -até os homens hão caído nessa- temos o consumismo das crianças e adolescentes...pago com o dinheiro dos pais. O pai da imagem diz “I paid”, eu paguei !  Os vilões desta história são os cartões de crédito que facilitam consumir primeiro e pagar depois...
A imagem mostra o estilo de vida adolescente:  “Jovens de entre 8 e 18 anos de idade nos EUA, gastam um quarto do seu tempo de mídia usando diversos meios de comunicação.  O  24% dos jovens de 12 até 18 anos na maioria das vezes usam outra mídia enquanto assistem TV”.  Isto último também o fazem os adultos !  Mas a boa notícia é que as mídias podem ser usadas também para semear a cultura do desapego, do Consumo Colaborativo. Depende de nós...é só atitude. 
Ps. não sou um dinossauro...rss  Uso o correio eletrônico, o celular e o desenho por computador; principalmente como maravilhosas ferramentas de otimização do trabalho...e também de comunicação.