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Percorrendo o MIS no Rio de Janeiro (final)



NOITES CARIOCAS
No subsolo, haverá uma boate, com capacidade para 80 pessoas, e um cine-teatro-auditório, com cerca de 280 lugares, para abrigar seminários, espetáculos, shows, apresentações e exibições de filmes.  Na boate, serão implementados dois programas expográficos de dia: na pista de dança, a história da música na noite carioca, da boemia, da música ao vivo – do sarau da imperatriz aos dias de hoje – será projetada nas mesas; num segundo momento, as mesas serão alçadas, ficando suspensas no teto, transformando a boate em um baile funk, mostrando a genealogia da cultura black no Rio. Fora do horário de funcionamento do museu, o espaço funcionará de fato como boate. No andar, também haverá um hall da fama, com uma parede repleta de telas e monitores que exibirão imagens das personalidades representadas no MIS. O terraço do prédio funcionará como um mirante, democratizando a vista da orla de Copacabana. À noite, o espaço irá se transformar num grande cinema a céu aberto, para até 80 pessoas, e terá anexo um restaurante panorâmico.

Consultorias para diagnóstico do acervo e desenvolvimento de conteúdo. Um diagnóstico do acervo do MIS  foi o ponto de partida para os projetos de curadoria e museografia. O trabalho durou cerca de seis meses e envolveu 12 consultores – Alfredo Del Penho (Música Brasileira), Carla Siqueira (Fotografia e Memória), César Soares Balbi (Carmen Miranda), Luiz Antonio Simas (Carnaval), Luiz Carlos Saroldi (Radiodifusão), Mario Adnet (Música Brasileira - Partituras), Pedro Butcher (Audiovisual), Pedro Paulo Malta (Música Brasileira), Pedro Vasquez (Fotografia e Memória), Rachel Valença (Carnaval), Rodrigo Faour (Depoimentos) e Ruy Castro (Depoimentos e Carmen Miranda) – e três consultores másters – Sergio Cabral, Hermínio Bello de Carvalho e Jairo Severiano. A coordenação ficou a cargo de Hugo Sukman, o curador do museu, e Rosa Maria Araújo, presidente do MIS.

Atualmente, um grupo de consultores presta consultoria para o desenvolvimento do conteúdo do museu, e trabalha em parceria com a curadoria. São eles: Beto Cazes, Claudio Jorge, Daniela Name, Emílio Domingos, Henrique Cazes, Luís Filipe de Lima, Luís Pimentel, Marcelo Moutinho, Mario Sève, Nayse Lopes, Nei Lopes, Oscar Bolão, Paula Sandroni, Pedro Aragão, Pedro Butcher, Pedro Paulo Malta, Pedro Vasquez, Silvio Essinger e Tárik de Souza, sendo Sergio Cabral, Rodrigo Faour, Ruy Castro, Hermínio Bello de Carvalho e Raquel Valença os consultores másters.

PS: fiquei ma-ra-vi-lho-sa-mente surpreendido pelo projeto do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, como fato de amor à identidade carioca !  Estou aguardando sua inauguração para fazer uma visita !  Pessoal, amanhã vamos conhecer o Hawaii Gateway Energy Center, no...Havaí...rss

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