Pular para o conteúdo principal

NEO Next Generation 1



Vamos conhecer o condomínio NEO Next Generation, é o primeiro empreendimento residencial no Brasil com produção de energia eólica ! Está localizado no bairro Nova Campeche em Florianópolis. Trata-se dum projeto do Arq. Jaques Suchodolski, e tem uma filosofia de vida sustentável por trás, a mesma que tem o arquiteto na sua própria vida.

No topo das torres residenciais temos estas duas maravilhosas turbinas eólicas, as quais funcionam com ventos desde 3,5 metros por segundo, são 12,6 quilômetros por hora. Estas turbinas de eixo vertical da Urban Green Energy, são feitas de fibra de carbono e medem 3 metros de largura por 6 de altura. A energia produzida pelas turbinas mais a água quente dos coletores solares, em conjunto produzem o 100% da água quente dos 24 apartamentos do condomínio. E se eu conto para vocês que isso produz uma poupança anual de R$ 43.000 no consumo potencial de energia elétrica, não é barbada?. Em definitiva que reduzem em 50% a conta de luz, pois o aquecimento de água representa cerca de 50% da conta residencial. E para os que são ligados na tecnologia, eles vão poder controlar a geração e o consumo de energia do NEO pelo iPhone. E um assunto muito importante, estas belas turbinas eólicas são silenciosas pois não produzem barulho ! Mas a coisa boa não termina cá, pois pela nova Lei de microgeração de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os moradores do condomínio NEO vão poder vender a energia não consumida à empresa distribuidora Celesc !


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

MURO TROMBE 3

Basicamente o muro Trombe é um sistema composto por um muro exterior, uma câmara de ar e logo um vidro; atuando de fato como uma fachada ventilada. O grosso muro exterior, é construído com materiais que podem acumular calor pelo efeito de massa térmica como concreto, alvenaria, pedra, água. O muro está pintado de preto e orientado ao Norte, com aberturas na parte inferior e superior as quais podemos abrir e fechar a vontade.

Temos que salientar que o muro deve ser orientado ao Sul se a casa está no hemisfério Norte.

Charges do Consumismo (2)

Além do consumismo próprio feminino e masculino -até os homens hão caído nessa- temos o consumismo das crianças e adolescentes...pago com o dinheiro dos pais. O pai da imagem diz “I paid”, eu paguei !  Os vilões desta história são os cartões de crédito que facilitam consumir primeiro e pagar depois...
A imagem mostra o estilo de vida adolescente:  “Jovens de entre 8 e 18 anos de idade nos EUA, gastam um quarto do seu tempo de mídia usando diversos meios de comunicação.  O  24% dos jovens de 12 até 18 anos na maioria das vezes usam outra mídia enquanto assistem TV”.  Isto último também o fazem os adultos !  Mas a boa notícia é que as mídias podem ser usadas também para semear a cultura do desapego, do Consumo Colaborativo. Depende de nós...é só atitude. 
Ps. não sou um dinossauro...rss  Uso o correio eletrônico, o celular e o desenho por computador; principalmente como maravilhosas ferramentas de otimização do trabalho...e também de comunicação.