Pular para o conteúdo principal

Lições da Índia (final)



Fiquei curioso ao respeito do sari, o vestido tradicional indiano; então aí vão estas reflexões. Tenho escassos conhecimentos de moda feminina, até porque não é meu negócio; sou sim um apreciador das boas formas e as cores bem combinadas. Ontem esteve pensando, porque é tão diferente assim um sari a um vestido ocidental ? Olhando a imagem acima, vemos os passos a dar para que uma mulher consiga vestir um sari. Achei o sari um vestido engenhoso, talvez os vestidos de ocidente não consigam atingir este degrau de complexidade.

E tem ainda outra diferença entre este maravilhoso sari e um vestido ocidental. Olhando estas elegantes damas vemos uma dignidade, um orgulho que reflete sua cultura ancestral, as tradições da Índia. E ao invés, qualquer vestido de Yves Saint Laurent não consegue transmitir isso, sim passa para nós seu glamour, mas não essa dignidade. O curioso é como no ocidente a mulher é seduzida –é melhor dizer manipulada- pela mídia, para que mude constantemente seu guarda-roupa conforme à nova estação. Da para ver que este “sistema” de moda não é sustentável...baseado na indústria do efêmero, é uma maquinaria perversa que trabalha para estar vendendo sempre. Mas o consolo para as mulheres, poderia ser que também os homens estamos sendo seduzidos pelo consumismo da moda; e como também acontece com as mulheres, nos vendem a “mentira” da juventude eterna como um valor na vida. Às vezes temos a sensação que só o jovem tem valor; como esses comentários de cine feitos por jornalistas de 30 anos que só conhecem aos atores atuais; não sabem quem foi o Humphrey Bogart, o Marilyn Monroe; parece que o cinema começou agora ! Claro que também existem moços antenados, que sabem que a história do cinema e da música começou há muitos anos ! De jeito nenhum “todo passado sempre foi melhor”, mas agora assistimos e participamos de um mundo hiper-consumista. Nos anos 70s quando eu era adolescente o sonho de consumo –que palavras feias- para moços e moças era simplesmente comprar um jeans (de contrabando) Lee ou Levi´s.
Para encerrar, acho que esta é outra lição da Índia.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

trunfos da casa Koda

Sabiam que esta fantástica microcasa, Koda House, está fabricada com alguns componentes vindos da tecnologia aeroespacial e aplicações militares? Tal e como muitas tecnologias hoje comuns. Conforme a imagem, temos painéis solares no telhado para gerar energia e dentro, uma casa inteligente com alarme, iluminação LED ajustável e controle climático. A salientar que com a profundidade do local de 4,50 metros, estamos maximizando a iluminação natural. O exterior é de concreto e o interior de madeira natural. A envoltória exterior além do vidro quádruplo tem finas paredes de concreto. Mas como assim ? 





Acontece que muros exteriores têm painéis VIP, não têm nada a ver com as socialites VIP..rss São conhecidos desde 1930, aplicados logo na industria aeroespacial e militar. O painel de isolamento a vácuo (Vacuum Insulation Panel), é composto de um núcleo hermeticamente fechado, em uma folha fina e multicamada especial. Durante o processo de fabricação todo o ar é extraído e, conforme isto os g…

Truques do Bangalô em NY

Será possível construir num terreno em declive na floresta, minimizando os trabalhos manuais no canteiro de obra, dispensando muro de arrimo, fundações importantes e o concreto bombeado ? Ainda dispondo de um enxuto orçamento e mão de obra dos proprietários, dois construtores amadores, com a ajuda de uma turma de fim-de-semana ? A expertise não se compra na farmácia, os arquitetos do escritório JacobsChang Architecture saíram vitoriosos do desafio !Esta “Half-Tree House” é uma a arquitetura levantada acima do solo que depende do suporte das árvores, todo começou com 2 sapatas de concreto ancoradas na terra -na esquerda da imagem- vejam o cabeçal preparado para receber as vigas de madeira. 



Os extremos delas ficam fixados nas árvores, com um sistema de ancoragem especial chamado Garnier Limb; uma espécie de parafuso gigante com elementos metálicos para segurar a madeira.O interessante é que este sistema patenteado permite que a árvore e a estrutura se comportem de forma independente.O t…

Construindo com Madeira (2)

O diferencial dos sistemas modernos de construção com madeira, são os seus muros exteriores com diversas capas cumprindo funções diferentes, na imagem acima vemos 2 painéis de gesso, outros dois de OSB, uma camada de isolante termo-acústico em fibra de madeira e outra de cortiça cozida, membrana permeável ao vapor. Mas em compensação temos menor tempo de execução, como é obra seca não temos prazos para tirar as fôrmas do concreto de lajes, pilares e vigas. 




Outro pulo tecnológico são os painéis SIP, formados por 2 chapas OSB encerrando um núcleo de poliestireno expandido EPS como isolante térmico; as casas construídas com eles requerem 50% menos energia para calefação e arrefecimento. Esta é a Circular Economy Building, uma casa pré-fabricada construída com painéis desmontáveis SIP e uma estrutura de aço estrutural; neste caso o isolamento das paredes é feito inteiramente a partir de garrafas de plástico reciclado, que aliás garante à habitação excelente desempenho acústico. 

Sabiam que…