Pular para o conteúdo principal

Automação da Casa 3


Na cena “Crianças em casa” você pode juntar as funções alarme perimetral, luzes exteriores, e também as câmeras de vídeo. E ainda pode tocar o celular da mãe e do pai se há qualquer problema na casa, ou se as crianças fazem travessuras.  Ou pode configurar as persianas do dormitório do filho adolescente, para que abra num determinado horário, e acorde para ir à escola. E como o mecanismo é inteligente não vai abrir os sábados e domingos. A cena “Cinema” coloca a luz tênue no seu home theater, desliga a música da casa preparando um ambiente aconchegante para ver um filminho.
Muitas casas já têm controles simples, por exemplo um cara passa pela frente e acende-se uma luz exterior na fachada. Ou com uma célula fotoelétrica se liga a luz no pôr-do-sol. Só que a domótica agrupa esses mecanismos num controle centralizado, incluindo é claro o sistema de alarme. Você pode controlar tudo desde sua própria casa ou remotamente desde um i-phone, desde um tablet ou ainda desde um micro.  Muitos de vocês talvez se estarão perguntado que coisas podem-se automatizar ? Basicamente quase tudo o que usa energia elétrica o tenha motor; o filtro da piscina, a iluminação artificial. Obs. : a iluminação natural já foi providenciada pelo nosso arquiteto sustentável. E também atividades rotineiras como abrir as persianas e fechar os toldos. Além da climatização, segurança, e assim por diante. Mas temos outra importante pergunta: quanto pode custar automatizar uma casa ?

Automatizar uma casa pode custar entre 4.000 até USD 7.000 de base. Dependendo do tamanho da casa, e claro do que se deseje ter sob controle. Quanto mais complexo é o projeto vai custar mais din din. A automação não é para qualquer caso, senão para aquelas edificações onde seja possível transformá-la em algo rentável, é custo-benefício. Trata-se da gestão e poupança de energia. Esta tecnologia é ótima para seu emprego nas moradias e empresas, por exemplo é excelente para os prédios de escritórios, são os chamados prédios inteligentes.. É claro as fábricas faz anos que tem funções automatizadas. 
E ainda temos mais perguntas: a automação pode-se usar nas casas já construídas ou seja em uso?

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.