Pular para o conteúdo principal

400 ppm (fim)



O que DEVEMOS fazer é procurar fontes de energia renováveis, e cada vez usar menos carvão, gás e petróleo. E consumir menos ! E ai entra a responsabilidade individual, se você tem 10 pares de sapatos na sua casa, você não é um cara sustentável. Por isso sempre se fala nas 3 erres RRR: Reduzir (consumir menos); Reusar (as coisas); Reciclar. Falando em reduzir o consumo, quando eu fazia curso de italiano a professora contou para nós como os funcionários das empresas –em Roma, na Itália- todos os dias antes de trabalhar tomavam o café da manha numa lanchonete.  É tão difícil fazer o café em casa ? Agora Europa está em crise por tanto vício e mordomias...

Por isso nunca vou compreender esses arquitetos que só se preocupam com a estética das suas edificações, se a casa é bonita e outras tolices ! E a sustentabilidade ? O uso de materiais reciclados e recicláveis ? O assunto do lixo ? O aproveitamento da água de chuva...Após todo isso ser considerado tem permissão de se preocupar pela estética do seu projeto...rss  Mas também temos os ARQUITETOS com maiúsculo, com preocupações ambientais (conforto térmico e iluminação natural) que também fazem obra de arte, como o mestre Rino Levi, como vemos nesta imagem do seu banco em São Paulo.
Na outra imagem vemos um cachorrinho agradecendo a um bombeiro. Pelo contrário em diversas ocasiões o homem mostra seu agradecimento à generosa natureza... depredando seus valiosos recursos. 
E lembrando aquilo de Pense globalmente e atue localmente  na próxima vamos ver alguma coisa das cidades inteligentes.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.