Pular para o conteúdo principal

HORTA ORGÂNICA

A pousada Rancho do Peixe (Preá – CE) agora conta com uma horta orgânica: em formato de mandala; frutas, verduras e legumes estão sendo plantados para serem servidos aos hóspedes tanto do Rancho do Peixe como da Vila Kalango, que fica em Jericoacoara e pertence ao mesmo grupo de sócios e gestores (e-group).
 
O projeto da horta faz parte da proposta das pousadas de promover a integração dos hóspedes com a natureza. Internamente, visa atingir quatro vertentes: proporcionar qualidade de vida, gerar produtividade econômica e buscar o equilíbrio ambiental com responsabilidade, além de promover o exercício da cidadania na região.
 
Além do consumo dos itens orgânicos, todas as sobras reaproveitáveis serão transformadas em compostagem  para utilização na própria horta. Os resíduos de plástico que são levados para reciclar, inclusive, são transformados em mangueiras de irrigação e depois são vendidos pelos que os reciclam para nós mesmos para utilização, tornando o ciclo completo e sustentável do início ao fim. As mangueiras da nova horta foram feitas dessa forma.
 
Todas as ações estão sendo e continuarão sendo feitas por colaboradores das pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe, em conjunto. A horta orgânica não é o primeiro projeto das pousadas. Os proprietários e colaboradores sempre trabalharam para aumentar a conscientização da cultura de proteção ambiental e sustentável, não só com ações para os hóspedes, como outras voltadas para toda a comunidade.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.