Pular para o conteúdo principal

RIO de JANEIRO


Esta materia é da jornalista Lydia Minhoto Cintra, foi publicado o 29 de dezembro do 2011 no site SUPER Interessante. http://super.abril.com.br/

Eu estou publicando ele com autorização.

RIO DE JANEIRO PREPARA VIRADA DO ANO EM COPACABANA COM O TEMA SUSTENTABILIDADE.

Este ano, a comemoração de boas-vindas a 2012 nas areias da praia de Copacabana promete trazer momentos de reflexão sobre meio ambiente. Uma das maiores festas de réveillon do mundo terá a sustentabilidade como tema principal e será o ponto de partida para a divulgação da Rio+20, importante conferência da ONU que acontece em junho na cidade.
Os primeiros segundos da queima de fogos serão com a cor verde e os 16 minutos da atração divididos em seis fases, com cores diferentes:

1. Bem-vinda Rio+20
2. Energia Solar
3. Água
4. Fauna e Flora
5. Vento
6. Otimismo

Antes da virada, será apresentado um vídeo de reflexão para o público e os palcos terão projeções inspiradas na sustentabilidade. Além disso, um dos palcos é feito de madeira certificada e a estrutura metálica será reaproveitada. As lonas usadas no evento serão transformadas em estojos produzidos por ex-detentos da ONG Tem Quem Queira e doados a escolas municipais. Haverá gestão de resíduos da festa, em parceria com uma cooperativa de catadores e neutralização das emissões geradas na preparação da festa (deslocamentos, queima de fogos…), com plantio de mudas nativas na Bacia do Rio Guandu, em Miguel Pereira (RJ).
Mas, mesmo que você não seja uma das 2 milhões de pessoas que estarão na virada do ano carioca, não deixe de refletir durante a diversão: o que fazer para que 2012 seja um ano mais sustentável?

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

LAREIRA ACONCHEGANTE 2

Pois é, esta bela lareira pode deixar fugir até o 70% do seu calor pela chaminé, mas agora vem o pior...este calor que sobe arrasta o calor dos cômodos e contribui a esfriar a casa ! Por sinal eu trabalhei diversos anos com calefação.


Mas, será que a lareira a lenha não é um bom sistema de calefação? Ou que talvez existam no mercado outras lareiras...de alta performance?

Hotel minimalista de montanha (1)

Quer saber onde fica este hotel de aparência austera ? Para os que gostam das etiquetas vamos dizer arquitetura minimalista, mas em correto português significa arquitetura austera, despojada, sem ornamentos, “sem frescuras”. No próximo encontro vamos ver.