Pular para o conteúdo principal

O ALEIJADINHO (14)






Uma família interveio decisivamente no desenvolvimento da arquitetura mineira: Antônio Francisco Pombal arquiteto, seu irmão Manuel Francisco Lisboa também arquiteto e o filho deste último: Antônio Francisco Lisboa, arquiteto, desenhista, escultor e entalhador, de apelido "o aleijadinho" pela sua doença . Nasce em 1738 e falhece em 1814, adquirendo-o seus conhecimentos de desenho, arquitetura e escultura trabalhando com seu pai, com o pintor João Gomes Batista, com o entalhador José Coelho de Noronha. A obra do Aleijadinho teve admiradores e até detratores, houve uma grande polêmica sobre se era ou não arquiteto; então vai-se construindo o Mito do Aleijadinho, o que resultou na aparição de muitas obras a ele atribuídas, as que aparecen nesta monografia são de autoría comprovada pela documentação da época.

Na imagem acima temos a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Prêto atribuído a Antônio Francisco Pombal. Na imagem seguir a Igreja Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto do Manuel Francisco Lisboa.

A abundante obra do Aleijadinho pódese agrupar em:

1 Dois projetos próprios.

2 As reformas de projetos alehios.

3 Outras obras: projetos, esculturas, púlpitos, altares, retábulos

Eu sô considerei as obras dos numerais 1 e 2 tendo como alvo fazer uma análisis e finalizar com uma conclussão da obra estudada.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poço Canadense (1)

Sabiam que é possível usar o calor da terra para climatizar a casa ? Com vídeo.

Basicamente o que fazemos é introduzir ar exterior, que está a maior ou menor temperatura que a terra, mediante tubos enterrados; este ar modifica sua temperatura antes de entrar à casa. Estes tubos de fato são um trocador de calor; é um fantástico sistema de climatização natural que aproveita a temperatura do solo entre 12 a 14ºC, para temperar o ar entrante. É uma tubulação de 20 cm de diâmetro, enterrada entre 1,5 a 3 metros de profundidade; o comprimento vai de 10 até 100 metros. No verão podemos ter 36ºC no exterior e ao contato coma terra é possível injetar ar fresco a 21ºC. No entanto no inverno com 6ºC de temperatura exterior podemos ter 21ºC dentro da nossa casa. No acesso do duto de ar exterior, temos que colocar um exaustor para provocar a entrada de ar; bem como de outro exaustor no telhado para expulsar o ar contaminado do interior. O maravilhoso é que os custos de manutenção do sistema são mui…

Poço Canadense (2)

Este é um vídeo francês sobre o poço canadense.

MURO TROMBE 3

Basicamente o muro Trombe é um sistema composto por um muro exterior, uma câmara de ar e logo um vidro; atuando de fato como uma fachada ventilada. O grosso muro exterior, é construído com materiais que podem acumular calor pelo efeito de massa térmica como concreto, alvenaria, pedra, água. O muro está pintado de preto e orientado ao Norte, com aberturas na parte inferior e superior as quais podemos abrir e fechar a vontade.

Temos que salientar que o muro deve ser orientado ao Sul se a casa está no hemisfério Norte.